RioSolidario promove empreendedorismo feminino em comunidades

RioSolidario promove empreendedorismo feminino em comunidades

Programa em parceria com Besouro Social já formou mais de 200 mulheres e realizou a primeira Feira de Empreendedoras das Favelas

Já são 200 mulheres com novas perspectivas por terem concluído participação no programa Empreendedora do Amanhã realizado pelo RioSolidario em parceria com a Besouro de Fomento Social. As empreendedoras também tiveram a possibilidade de serem protagonistas da primeira Feira de Empreendedoras das Favelas, com exposição de produtos e serviços no Calçadão do Metrô Rubens Paiva, no bairro de Pavuna.

São mulheres das comunidades de Costa Barros e Campinho, na Zona Norte da cidade, que frequentaram cursos sobre empreendedorismo e entraram em contato com conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao tema. Agora, mais capacitadas a utilizarem recursos (materiais e imateriais e econômicos), e finanças, entre outros assuntos, elas reúnem melhores condições para pensarem, abrirem e conduzirem negócios com sucesso e, consequentemente, ajudarem a promover avanços nas condições de vida em suas casas e famílias, bem como aquecerem a economia local.

Após o treinamento em sala de aula, as participantes foram beneficiadas com um período de três meses de “incubação” de seus empreendimentos, ou seja, contaram com consultoria e mentoria remotas de especialistas para acompanharem seus planos de negócios e, se necessário, aperfeiçoá-los.

Tamires Caldas da Silva, aluna e idealizadora da marca @Magcakes

Tamires Caldas da Silva, de 29 anos e mãe de três filhos, já fazia bolos por encomenda, mas foi após o programa Empreendedora do Amanhã que ela conseguiu organizar melhor o seu negócio e já pensa em abrir a sua própria loja. “Agradeço muito pelo conhecimento que adquiri, o aprendizado já refletiu em lucro e vai seguir fazendo a diferença, pois agora consigo sonhar mais alto tendo entendimento sobre preço, venda, divulgação, além de acreditar mais no meu potencial”, contou a idealizadora da marca @Magcakes.

Segundo a presidente de honra do RioSolidario, Heloisa Aguiar, novas turmas estão previstas para o primeiro semestre de 2023 no município de Belford Roxo. “O Empreendedoras do Amanhã é mais um passo dado no sentido de contribuir com o fortalecimento da mulher e de evidenciar toda a riqueza e força que elas reúnem. Que venham muitos outros nessa caminhada em busca de mais igualdade e justiça social, pois talentos sobram nas comunidades e o que precisamos é de mais incentivo”, concluiu.
Talentos revelados

A cerimônia de formatura homenageou as mulheres que participaram das cinco turmas. Já na Feira, as novas empreendedoras da comunidade de Costa Barras mostraram a que vieram. A exposição aberta ao público no último final de semana de novembro teve ainda apresentações culturais de hip hop e museu do grafite, entre outras ações.

A aluna Cleide dos Santos Dias Portugal, 53 anos, tem em seu radar a abertura de um bar. Conhecida como “a única”, depois de apresentar-se como tal no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, ela já vivenciou alguns insucessos com o empreendedorismo, e agora foi em busca de conhecimentos para não incorrer em equívocos. “Eu quero estar sempre aprendendo enquanto eu tiver vida”, sintetiza Cleide. Incansável e versátil, para além do novo estabelecimento ela deverá seguir com a venda de quentinhas, congelados e outras iguarias, e também atuando como cabeleireira em sua casa. “Aprendi no Empreendedora do Amanhã que não devemos pegar as coisas e sair fazendo. Não pode ser à moda bagunça. Tudo tem de ser medido. É preciso controlar os custos também. E aprendi que posso tirar o meu próprio salário do negócio”, conta a residente do bairro de Madureira, vizinho ao do Campinho.

O RioSolidario e a Besouro de Fomento Social acreditam na relevância de favorecer, por exemplo, a entrada do público feminino no mundo dos negócios e/ou laboral, em razão de isso formar o alicerce para a construção de projetos de vida emancipadores entre as mulheres. Além disso, entendem ser essencial promover medidas para criar oportunidades adequadas para que a próxima geração de trabalhadoras prospere, o que, necessariamente, pelo acesso a capacitações.

Acompanhe mais no nosso Instagram @riosolidario