A educação e a experiência profissional 
colaboram para o desenvolvimento do 
indivíduo, tornando-o capaz de promover 
mudanças importantes na sociedade. Através 
do Banco de Talentos RioSolidario, 
disponibilizamos capacitações e vagas de 
trabalho para jovens em situação de 
vulnerabilidade social e para Jovem Aprendiz
como aposta na construção de oportunidades, na 
evolução social, econômica e cultural .

CONHEÇA O PROJETO

Educação e inserção no mercado de trabalho são portas para novas leituras do mundo, que tornam o indivíduo capaz de tomar decisões e, de fato, intervir na sociedade de forma positiva. O RioSolidario aposta no desenvolvimento de novas habilidades, na responsabilidade individual e no contato social como agregadores de conhecimentos para a vida.

A oportunidade construída em parceria é destinada para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social cadastrados no Banco de Talentos RioSolidario. São capacitações, seleção, encaminhamentos para vagas e acompanhamento de Jovem Aprendiz em empresas contratantes.

Jovem Aprendiz

O programa conta com cadastro de jovens, seleção, orientação, acompanhamento do desempenho e suporte necessário para o novo desafio. A Lei Jovem Aprendiz (Lei 10.097/2000) afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Cada participante cumpre uma jornada de trabalho de 6 horas diárias por até 11 meses de contrato. A cada 4 dias de prática na empresa durante a semana, o jovem tira 1 dia para se dedicar ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ) em atividades teóricas e administrativas.

Os direitos do Jovem Aprendiz estão garantidos! A cada mês de serviço, ele terá direito a auxílio-refeição, vale-transporte, FGTS, além de seguro de vida, contagem de tempo de serviço para o INSS, proporcional de férias e 13º salário.

Mais de

Banco de Talentos RioSolidario

Estamos aqui para apoiar jovens que sonham alto e que estão em busca de oportunidades tanto no aprimoramento educacional quanto para o início da vida profissional. Nosso compromisso é com a cidadania e com o fortalecimento social.

Uma empresa parceira que entende a importância de contribuir para uma sociedade mais igualitária associa-se ao RioSolidario na construção de oportunidades de formação e trabalho para os inscritos no Banco de Talentos. Conectamos vocações de jovens que precisam com companhias que querem apostar em talentos e na inclusão social.