A escola é um agente transformador da 
sociedade, atuando diretamente no 
desenvolvimento econômico, social e 
cultural de jovens das comunidades onde 
vivem. Ao ter acesso a um ensino de 
excelência, as perspectivas de vida 
mudam. O RioSolidario motiva a 
aprendizagem e estimula potenciais 
através da formação profissional e do 
encaminhamento ao mercado de trabalho.

O Dupla Escola é um modelo de educação que integra o Ensino Médio Regular e o Profissionalizante, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas que ampliam as possibilidades de inserção do jovem no mercado de trabalho. Lançado em 2016, o projeto foi implementado em Barra Mansa, próximo ao polo industrial de Resende, onde há grande demanda por profissionais especializados.

  Quase 300 jovens formados desde 2016

  Capacita 193 alunos atualmente

As atividades do Dupla Escola acontecem em horário integral no Ciep 493 — Professora Antonieta Salinas de Castro. A unidade está contemplada com Espaço Maker, ambiente no qual o desenvolvimento intelectual dos alunos acontece por meio de experimentação e prática. Uma inovação educacional alinhada às demandas do mundo contemporâneo. Serão três opções de salas de diferentes tamanhos, de 40 m² a 100 m².

As matérias do curso técnico, ministradas pelo Senai-RJ, oferecem aos estudantes competências aplicáveis em áreas como Elétrica Geral, Manutenção, Instalação (casas ou indústrias); além da prática em dois laboratórios de elétrica: um predial e o outro, industrial.

Ensino de qualidade,
estudantes em destaque

Dupla Escola já é sucesso! Ficou em 4º lugar no Prêmio Construindo a Nação, entre 519 unidades inscritas; os alunos também receberam menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os estudantes carimbaram a participação em outros projetos, como Parlamento Juvenil, Concurso Land Rover 4 × 4 e Prêmio Shell de Educação Científica. Em 2020, 16 alunos passaram no ENEM com desempenho excelente nas provas de Redação e estão matriculados em universidades públicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

O Dupla Escola é uma parceria entre o RioSolidario, Grupo Stellantis, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Senai-RJ.

Depoimentos

  • “O projeto Dupla Escola foi essencial para mim! Através do projeto pude descobrir o que eu
    realmente queria cursar. Além disso, tive a honra de poder ter aula com professores excelentes
    que agregaram muito conhecimento, e me ajudaram a me preparar para o Enem, com isso
    conseguir obter uma boa nota! Levarei esses conhecimentos para o resto da minha vida!”

    Ana Lívia Rezende
    aluna do Dupla Escola