O RioSolidario foi criado em 13 de março de 1995 com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais e promover a cidadania no estado do Rio. A propostada primeira-dama Celia Alencar — fundadora da entidade e esposa do então governador Marcello Alencar — era criar e gerenciar projetos voltados para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade, tendo como base a educação, a capacitação, a autonomia e a conscientização.

O trabalho de gestões autônomas e transparentes possibilitou que mais de 1300 instituições — com a documentação exigida por lei regularizada — se cadastrassem e fizessem parte do banco de dados para atendimentos. Assim, o RioSolidario se tornou uma plataforma sólida e confiável que facilita a chegada de doações até as organizações que realmente necessitam. Uma rede de solidariedade que se empenha em gerar impacto real, positivo e duradouro na sociedade.

Desde a origem, o RioSolidario inspira a prática da solidariedade. Sua missão é engajar o poder público, a sociedade civil e as empresas privadas em campanhas e ações de responsabilidade social. Projetos que, ao longo da história impactaram milhares de vidas e comunidades e que renderam à organização diversas condecorações e prêmios, sendo os mais recentes: CIEE Responsabilidade Social; II Oscar Socioeducativo “Guri”; Líderes do Rio, na categoria obra social pela geração democrática de renda no estado.

A cada nova administração, o RioSolidario segue com a missão de ser o intermediário na busca por mais oportunidades e novas perspectivas na vida da população vulnerável. Algo que só é possível graças à parceria de gestores, empresas, instituições e pessoas que percebem o valor da solidariedade.