No espaço Inclusive Talks RIOSOLIDARIO também realizou cadastro de jovens
O RioSolidario esteve presente no Rio Innovation Week, no espaço Inclusive Talks, palco de painéis e debates sobre inclusão, sustentabilidade e inovação. O espaço colaborativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre RioSolidario, Fundação Leão XIII, Secretaria da Mulher e Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Na programação, a presidente do RioSolidario, Paola Figueiredo, mediou debates, com especialistas sobre Inclusão, com discussões importantes sobre os desafios na educação de crianças do espectro autista; ESG na prática, trazendo a relação ideal entre poder público, empresas privadas e organizações sociais e o uso de games para o treinamento de Organizações Sociais na gestão de convênios federais.
Além disso, Paola também esteve presente no painel sobre oportunidades para Jovens e a missão do RioSolidario com encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz.
Outra contribuição importante do RioSolidario no evento foi a apresentação dos projetos de educação Profi-san e Dupla Escola, ambos geridos pelo RioSolidario no Sul Fluminense. Os alunos do curso de Programação de Jogos Digitais apresentaram o desenvolvimento de um aplicativo voltado para a preservação ambiental. Já os alunos do curso de Eletrotécnica apresentaram a solução desenvolvida para melhorar a eficiência no trânsito de picotadeiras.
“É muito gratificante trazer assuntos relevantes da sociedade para um evento dessa magnitude e estar ao lado de especialistas que trazem soluções inovadoras para o dia a dia do trabalho realizado em prol das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, destaca a presidente do RioSolidario, Paola Figueiredo.
Durante os quatro dias do Rio Innovation Week, o RioSolidario também realizou o cadastro de jovens para futuras oportunidades de Jovem Aprendiz em empresas parceiras.
Sobre o RioSolidario
Fundado em 1995, o RioSolidario é a obra social do Estado do Rio de Janeiro, que há 30 anos desenvolve projetos voltados para pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Com uma gestão sustentável e autônoma, a instituição reúne parceiros de todos os setores da sociedade para desenvolver e implementar ações efetivas que proporcionem oportunidades de capacitação educacional e profissional aos jovens, viabilizando a inclusão social; que protejam e fortaleçam as mulheres vítimas de violência doméstica; que ofereçam educação infantil de qualidade e que garantam a autonomia da pessoa com deficiência.