A celebração reuniu parceiros, autoridades e, pela primeira vez no palco do Teatro Municipal, o cantor Belo e a Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar.
O RioSolidario iniciou as celebrações dos seus 30 anos com o evento Sinfonia Solidária, realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no último sábado (15). A cerimônia reuniu cerca de 1,8 mil pessoas, entre representantes de organizações sociais de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, autoridades, apoiadores e colaboradores da instituição, além de marcar uma série de homenagens a quem fez e faz parte da Obra Social do Estado.
O encontro, conduzido pela apresentadora Gardênia Cavalcanti e a bombeira militar Ana Carolina Couto de Paula, contou com muitos momentos marcantes, como a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a única da corporação no Brasil, com participação super especial do cantor Belo, que inaugurou a sua presença no palco do Theatro Municipal tornando-se um dos destaques do evento.Além disso, houve a emocionante performance dos bailarinos Wellington Santos e Gabrielle Hespanhol do Grupo de Dança Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), que já representou o Brasil em três Paralimpíadas.


Presente na solenidade, o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, declarou que ser solidário é aquilo que o coração de cada um está disposto a levar ao outro, parabenizando o RioSolidario pelos 30 anos em discurso realizado ao lado dos filhos, e ainda cantou, atendendo a pedidos do público, no final.
A primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, e a presidente da instituição, Paola Figueiredo, ressaltaram a importância da trajetória da organização, que há três décadas promove transformação social e apoia pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante a celebração, colaboradores e parceiros que contribuíram para o impacto da instituição ao longo de três décadas foram homenageados.


“Este evento é mais do que uma comemoração; é a materialização do impacto transformador do RioSolidario. Unimos arte, música e ação social em uma experiência única, reafirmando nosso compromisso com a responsabilidade social. A solidariedade não pode ser apenas um gesto pontual, mas um compromisso permanente de todos nós. Este evento nos lembra que, juntos, podemos fazer muito mais” — declarou Analine Castro.
A presidente do RioSolidario, Paola Figueiredo, ressaltou o sentimento de gratidão: “A solidariedade e a união têm sido a resposta rápida aos que mais precisam. O que nos motiva é saber que a dedicação de cada parceiro e colaborador faz a diferença na vida de tantas pessoas. Sou grata por fazer parte dessa história”, concluiu.

Além das celebrações, o RioSolidario promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, reforçando seu compromisso com a solidariedade e o apoio contínuo às comunidades em situação de vulnerabilidade no estado do Rio de Janeiro.
Sobre o RioSolidario
Criado em 13 de março de 1995, o RioSolidario tem a missão de fortalecer e transformar vidas, sendo a Obra Social do Estado do Rio de Janeiro. Atua com base em cinco pilares fundamentais: educar, assessorar, acolher, impulsionar e incluir, sempre sob a liderança da primeira-dama do Estado como presidente de honra.
Como organização sem fins lucrativos, incentiva a solidariedade e a união para apoiar pessoas em vulnerabilidade, promovendo inclusão social, criando oportunidades e oferecendo suporte por meio de projetos, campanhas e programas de capacitação.