Programa RioSolidario Mais Negócios Sociais é lançado para capacitar e assessorar Organizações da Sociedade Civil do Estado

Programa RioSolidario Mais Negócios Sociais é lançado para capacitar e assessorar Organizações da Sociedade Civil do Estado

Nova iniciativa do RioSolidario vai fomentar uma série de ações voltadas para as Organizações da Sociedade Civil que fazem parte da rede da instituição, hoje são quase 1300 cadastradas de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. O programa RioSolidario Mais Negócios Sociais, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Rio de Janeiro em Brasília, tem o compromisso de fortalecer as OSCs com atividades frequentes de capacitação e assessoramento pelo período de um ano. O lançamento ocorreu no dia 18 de julho, na sede do RioSolidario, em Laranjeiras, com representantes de 22 OSCs dos municípios Laje do Muriaé, Aperibé, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São João de Meriti.   

Com grande satisfação iniciamos um programa voltado para aproximar e auxiliar as equipes de organizações que trabalham por quem precisa e consolidar a importância da união de uma rede para a transformação social em todo o Estado. Mais do que destinar doações, queremos ser uma ponte multiplicadora de bons negócios sociais”, declarou a presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro.

O primeiro passo do programa RioSolidario Mais Negócios Sociais foi realizar um levantamento de dados e informações sobre as OSCs com atuação no Rio e que possuem cadastro no RioSolidario. O diagnóstico permitiu o desenvolvimento de atividades de acordo com a real demanda do Terceiro Setor e em sinergia com o fortalecimento das OSCs por meio de capacitação e assessoramento.

Neste primeiro momento, a proposta é oferecer assessoramento e suporte para essas organizações seguirem realizando um trabalho de excelência e de cumprimento de documentos, prazos e exigências dos fomentos que já estão contempladas“, complementou a presidente do RioSolidario Paola Figueiredo.

Para Edmilson Suassuma, subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Rio em Brasília, é muito importante criar uma grande rede de trabalho coletivo para impulsionar os melhores projetos.

As equipes de organizações  sociais atuantes no Estado que ainda não fazem parte da rede do RioSolidario podem realizar o cadastro aqui e acompanhar o calendário de atividades para inscrição nos módulos a serem ofertados, como capacitações voltadas para editais e chamamentos públicos abertos, incentivando e auxiliando as inscrições; assessoria para viabilizar o cadastro nos sistemas e informações federais; observatório social; regularização dos cadastros federais e portfólio de Projetos e Captação de Recursos estão na programação.

Realização: RIOSOLIDARIO e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Representação do Governo em Brasília.

Apoio: FAETEC, Caixa Econômica Federal, Rede Parcerias.GovBR, Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Governo Federal.

Confira como foi o evento de lançamento e mais sobre o Programa em matéria na TV Alerj

Siga-nos em nossas redes sociais!

Related Posts

9 Responses
  1. Adriana do Nascimento Moraes

    Muito bom .
    Obrigada de coração pela oportunidade. Juntos podemos levar dignidades para as nossas crianças e adolescentes no nosso caso , pessoa com deficiência intelectual e múltipla e autismo.
    Adriana Moraes coordenadora técnica da APAE CABO FRIO

  2. Adriana do Nascimento Moraes

    Muito bom .
    Obrigada de coração pela oportunidade. Juntos podemos levar dignidades para as nossas crianças e adolescentes no nosso caso , pessoa com deficiência intelectual e múltipla e autismo.
    Adriana Moraes coordenadora técnica da APAE CABO FRIO.

Leave a Reply