A violência contra a mulher continua sendo um grave problema social.
O enfrentamento à violência doméstica é um problema de todos, pois é importante garantir a integridade feminina, e que crianças e adolescentes cresçam em ambientes saudáveis.
Por meio de sólidas parcerias, o RioSolidario gerencia o Lar da Mulher, um refúgio no qual as vítimas e seus filhos menores de idade recebem assistência integral.
Mulher vítima de violência doméstica:
você não está sozinha!
Lar da Mulher é renovado e escreve um novo capítulo de esperança para mulheres vítimas de violência doméstica
Desde 2007, o Lar da Mulher foi um refúgio vital para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores de idade. Agora, o espaço recebeu melhorias estruturais, ganhou um pátio colorido e humanizado assinado pela artista plástica Isabela Francisco – em iniciativa realizada junto às acolhidas.
Localizado em um endereço sigiloso e funcionando 24 horas por dia, a unidade tem capacidade para acolher até 60 pessoas, oferecendo suporte integral e multidisciplinar por uma equipe formada por psicólogos, educadores, pedagogos e assistentes sociais. Com 15 quartos, salas de atividades e um berçário, distribuídos em uma área de 1.300 metros quadrados, o local proporciona um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que buscam refúgio e apoio.
Suporte jurídico, emocional e educacional também são oferecidos, preparando as mulheres para a reconstrução de suas vidas e o fortalecimento de sua autoestima. Diferentes atividades, incluindo grupos de reflexão, cursos e palestras – que ajudam no processo de reintegração social e na superação dos traumas vivenciados – são promovidos com frequência. As crianças também recebem atenção especial, com acesso à educação de qualidade e apoio emocional.
O local é gerenciado pelo RioSolidario, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria da Mulher.
Dados de 2007 a maio de 2024
DENUNCIE — Serviço de Atendimento à Mulher: Ligue 180.
Qualquer mulher que identifique violência pode buscar ajuda na rede de proteção, responsável por encaminhar para a Casa Abrigo Lar da Mulher, gerenciada pela instituição RioSolidario. Procure o Centro Integrado de Atendimento à Mulher mais próximo.
CIAM Márcia Lyra – (21) 2332-8249 ou (21) 99401-4950
Central Judiciária de Abrigamento Provisório da Mulher Vítima de Violência Doméstica – CEJUVIDA – (21) 3133-3894